Talvez o sanduíche mais versátil seja o cachorro-quente. Com molho, sem molho, de salsicha ou de linguiça, com coberturas adicionais, prensado, com purê, catchup ou mostarda, só a maionese. Cada um monta o seu e ele nunca deixa de ser o cachorro-quente. Seu pão deve ser bem macio, com miolo bem fechadinho para chupar o molho, leve e gostoso. Então, vamos aprender uma receita bem fácil de fazer!
Ingredientes
- 500g farinha de trigo
- 10g fermento seco
- 50g açúcar
- 5g sal
- 1colher de sopa leite em pó
- 1colher de sopa manteiga
- 1 ovo
- 1 copo de água
Preparando seu pão de cachorro-quente
Comece misturando os ingredientes secos para, só então adicionar uma parte da água, mas não toda. É importante regular a quantidade de água, uma vez que a receita tem ingredientes como ovo e manteiga. Após incorporar parte da água, misture o ovo e a manteiga à sua massa e tente deixar tudo bem úmido.
Você vai precisar sovar por uns 10 a 15 minutos a sua massa. Lembre-se de que ela precisa estar sempre úmida e o ponto certo da sova é quando você sente a umidade da massa, mas ela já não gruda mais nas suas mãos. Terminando de sovar a sua massa, deixe-a descansar até dobrar de tamanho.
Pré-modelagem do pão
Com a primeira fermentação completa, divida sua massa de pão de cachorro-quente em 8 partes iguais de mais ou menos 100g cada. Boleie cada uma delas para que descansem mais um pouco. Quer saber como bolear a massa? Basta fazer uma trouxa com ela.
Modelando o pão de cachorro-quente
Amasse cada bolinha de massa em um formato retangular. é importante tirar bem o ar que ficou dentro da massa nesse momento, para que o miolo do pão fique bem fechadinho. Com o retângulo aberto, enrole firme a massa da mesma maneira que enrolamos o pão de forma. Coloque para descansar em uma assadeira.
Assando!
Asse seus pães de cachorro-quente em forno baixo, a 200 graus, por mais ou menos 25 minutos. Ou até dourar a casca. Aí eles estarão prontos para fazer seu sanduíche.