Pão árabe, pão sírio, flat bread, pão pita, seja lá como você o conheça, esse pão achatado, de massa leve e saborosa é pau para toda obra. Com ele, fazemos sanduíche, torrada, wrap, tortilha e pizza. É perfeito para acompanhar pastinhas e outras fingerfoods. Vamos à receita que ele tem um segredo importante para dar certo.
Ingredientes
- 500g trigo
- 5g fermento seco (ou 15g de fermento fresco)
- 200 ml água (pode ser um pouco mais, um pouco menos)
- 1 ovo inteiro
- 25g açúcar
- 10g sal
- 20g óleo ou azeite (2 colheres de sopa generosas)
Esponja (pré-fermento)
Com uma parte da sua farinha e da água, misture todo o fermento da receita e espere crescer por 15 a 30 minutos. Se você estiver usando um fermento novo e forte, pode pular essa parte se preferir. Já vimos como fazer a esponja aqui.
Preparando a massa de pão árabe
- Com uma parte da farinha e da água, misture o fermento e faça uma esponja. Em seguida, deixe crescer por 15 a 30 min.
- Incorpore todos os ingredientes à esponja e sove por 10 min até ficar bem lisa e elástica a sua massa. Deixe, então, descansar por 30min.
- Separe a massa em 8 partes iguais de +- 100g. Boleie cada uma delas e as deixe crescer até dobrar de tamanho.
- Antes de modelar seus pães, será preciso aquecer o forno na temperatura mais alta. Feito abra os discos com a ajuda de um rolo de massa. DICA: use bastante farinha e não deixe a superfície da massa ser machucada, dobrada ou amassada pois, se isso acontecer, o pão não vai inflar por inteiro. Você deve abrir os discos e colocá-los em repouso sobre um pano de prato com farinha pois, dessa forma, ele não vão grudar. Importante guardar a sequência dos discos que estão descansando.
- Quando terminar de abrir o último disco, você já pode começar a assar o primeiro seguindo a ordem que você os abriu. Vire o disco na hora de o colocar na assadeira, ou seja, a parte que estava encostando no pano em repouso deve ficar para cima agora.
- Asse na parte mais baixa do forno. Em 2 min o seu disco deve inflar. Com ajuda de uma espátula ou pinça, vire o disco para não queimar de um lado. Depois que ele inflar, não deixe muito tempo no forno para não torrar.
Dicas para assar seus pães árabes
- Muito importante você ter o forno bem quente na hora de assar os discos. Considere que você vai abrir e fechar a porta algumas vezes para trocar os discos assados por crus. Então essa troca deve ser rápida para evitar esfriar o forno.
- O pão árabe infla enquanto assa. se enche de ar quente e vira uma almofada dentro do forno. Para que isso ocorra da maneira correta, é importante não machucar a superfície dos discos. Se marcar, rasgar, dobrar ou amassar os discos, ele não vai inflar naquela área que foi prejudicada. Veja os pães inflados nesse post.
- Quem tem panela de ferro e desejar assar na boca do fogão, é possível. Mas cuidado para não queimar o pão. vire constantemente e evite deixar a panela no máximo.
- quem tem pedra refratária e desejar assar no forno, conseguirá acomodar mais discos por vez. mantenha tudo bem quente e conte com algum suporte para transferir os discos para dentro do forno.